top of page

Bico rachado, fissura mamilar, dor para amamentar. Como continuar com a amamentação?

Atualizado: 28 de out. de 2021



As fissuras mamilares são uma das maiores causas de desmame precoce e procura de profissionais que promovem a amamentação. Apesar de muito comuns não são consideradas normais, e é necessário auxilio rápido para evitar maiores problemas.

Entre os principais fatores que causam as dolorosas fissuras os mais comuns são: – pega incorreta; – posicionamento da mãe e/ou do bebê incorretos; – ingurgitamento mamário; – disfunções orais do bebê; – uso de bicos artificiais – chupetas, mamadeiras e bicos de silicone;

O formato do mamilo não causa impedimento no aleitamento materno, porque o bebê deve abocanhar a aréola da mama, e não o mamilo. O tratamento das fissuras mamilares consiste, basicamente, na correção da pega e posicionamento. Outras medidas que podem ajudar:

-evitar água e sabão em excesso, pois tira a proteção natural da pele (falarei sobre tubérculos de Montgomery); – amamentação em livre demanda, assim, o bebê ficará mais tranquilo e com menos fome e quanto suga; – evitar bicos artificiais; – No final da mamada passar o próprio leite materno e deixar as mamas livres por alguns minutos – indico sempre o tempo do bebê arrotar 10 a 15 minutos; – diminuir a ingestão de carboidratos e açúcares; – fazer a “rosquinha “ de fraldinha de boca para evitar o atrito do sutiã com o mamilo machucado; – aplicação de laser – auxilia na recuperação das células do tecido afetado. Entre outras técnicas.

Procure ajuda de um profissional para que a amamentação continue com todo amor e prazer que ela traz. Alguns inícios são dolorosos e desafiadores, mas com apoio, informação e técnica é possível fazer esse momento de vinculo e amor muito prazeroso Conte comigo!


Janaina Prates


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page